A interação entre a unidade de controlo, os permutadores de calor e outros componentes
Por norma, os veículos modernos, para além de estarem equipados com o ar condicionado, também possuem aquecimento. Isso muitas vezes vem sob a forma de um AC automático, o chamado controlo de temperatura. O resultado é um aumento significativo do conforto em comparação com os automóveis de anos de fabrico anteriores. No entanto, isto também significa que um grande número de componentes é necessário. O espectro começa com o simples resistor usado para o ventilador interior e atinge a respetiva unidade de controlo e estende-se até ao filtro de ar do habitáculo.
O modo geral de funcionamento e a substituição
O modo de funcionamento e de construção do/a aquecimento/ventilação compara-se a um frigorífico convencional. Um permutador de calor serve para arrefecer continuamente uma média através da evaporação. O frio da evaporação flui continuamente com o ar, que passa através do filtro do habitáculo e no compartimento de passageiros através da passagem de ar, causando assim o efeito desejado de refrigeração. A unidade de controlo também recebe dados de um sensor de temperatura exterior e exibe-o no painel de instrumentos. Com base na diferença entre a temperatura desejada e a temperatura real do habitáculo, ocorre a comutação automática entre o aquecedor e o AC.
O bom funcionamento não é apenas importante em termos de conforto, mas também no que diz respeito à segurança no trânsito. Vidros embaciados ou congelados podem efetivamente ser remediados com a ajuda do aquecimento ou do ar condicionado. Com o auxílio de unidades de controlo modernas, a preocupação com o alto consumo de combustível, devido à ativação do AC é igualmente infundada.
As peças de substituição dos resistores, filtros de habitáculo, elementos de controlo para o aquecimento, bem como permutadores de calor podem ser encontradas na loja de peças de reposição da Rexbo.