Os amortecedores a gás da porta da bagageira são utilizados para aceder aos itens transportados de forma prática. Asseguram o movimento fácil em ambas as direcções e podem segurar a porta da bagageira na posição aberta, o que é prático para carregar carga ou trabalhar na bagageira. São substituídos à medida que se gastam.
O que necessita saber sobre a substituição dos amortecedores a gás da porta da bagageira
- Os componentes avariados são facilmente reconhecíveis pela eficiência deteriorada. A abertura abrupta da porta da bagageira, a incapacidade de manter a sua posição aberta ou o fecho difícil demonstram que o componente está gasto. Em alguns casos, aparecem manchas de óleo na superfície da peça.
- O método de instalação dos componentes depende do seu design. Por exemplo, as molas com dois vedantes podem ser instalados em qualquer posição, os que têm apenas um vedante apenas podem ser instalados como especificado pelo fabricante.
- Pode substituir facilmente as peças você mesmo. Dependendo do tipo de fixação, poderá necessitar de uma chave bocas, uma chave hexagonal, um alicate de pontas finas, uma pinça, uma chave de fendas e equipamento de segurança. Tenha também preparado um lubrificante de silicone. Antes da instalação, o amortecedor a gás deve ser preparado. Para o fazer, coloque-os na posição funcional, pressione a haste até que pare, mantenha-a nesta posição durante alguns segundos e depois solte. Repita estas ações 15 a 20 vezes.
- Estas peças devem ser substituídas em pares já que se um deles falha, o outro irá provavelmente falhar em breve. Antes de encomendar amortecedores a gás da porta da bagageira, verifique se se adequam aos parâmetros do seu veículo, e à carva que irão suportar.
- A vida útil dos componentes depende das condições de funcionamento. Se não utilizou a porta da bagageira durante muito tempo, abra-a lentamente, sem solavancos, ou pode danificar o mecanismo de mola. Em tempo muito frio, não se recomenda a abertura da porta da bagageira sem pré-aquecer o motor.