Os tirantes transmitem a força do volante às rodas motrizes e mantêm o ângulo necessário em manobra. Estes componentes não têm uma vida útil fixada. O seu estado deve ser verificado durante as inspecções de rotina.
O que necessita saber sobre a substituição dos tirantes
- As falhas são denunciadas mais frequentemente por sons de batimento vindos da suspensão durante a utilização do veículo, a sua estabilidade deteriorada, vibrações e folgas excessivas no volante. Além disso, a inspecção da unidade pode revelar folgas nas extremidades dos tirantes.
- Quando se detectam sintomas de falhas, encomende tirantes e contacte uma estação de serviço para proceder à instalação. O trabalho fácil e seguro requer equipamento especial incluindo um dispositivo de elevação.
- O processo de remoção do componente antigo pode ser difícil por causa da corrosão. Para extrair o componente avariado cuidadosamente, os especialistas tratam previamente as ligações com um agente anti-corrosão.
- Na maioria dos casos, é utilizado um extractor especial. Após sa substituição do componente, as rodas têm de ser alinhadas.
- Quando o veículo é utilizado em estradas de má qualidade, é desejável evitar elevadas velocidades e ultrapassar os obstáculos de forma suave. Por exemplo, deve ter cuidados especiais ao passar linhas de caminhos de ferro. Isto ajuda a prolongar a vida útil dos componentes.
- Verifique o estado dos foles dos tirantes de tempos a tempos. Se detectar defeitos, deve comprá-los na nossa loja online o mais rapidamente possível. Os componentes são relativamente económicos e, quando substituídos atempadamente, minimizam-se os riscos de entrada de partículas abrasivas e de água no mecanismo.