Os filtros do ar são integram o sistema colector. Removem impurezas do ar que é utilizado na criação da mistura de ar-oxigénio. Diminuem o risco de admissão de partículas com capacidade de abrasão nos cilindros do motor, prevenindo assim o desgaste antecipado dos cilindros e dos pistões. A vida útil média dos filtros de acção mecânica é de 10.000 a 15.000 km. Para os filtros de elevado débito, a vida útil é de 30.000 a 50.000 km.
O que deve saber sobre a substituição dos filtros do ar
- Os sintomas de entupimento ou de danos mecânicos destes componentes são o consumo exagerado de combustível, a potência reduzida do motor, o arranque difícil e o fumo negro saído do escape. A luz avisadora “Verifique Motor” pode também piscar no painel de instrumentos.
- Pode substituir esta peça você mesmo. O procedimento varia dependendo do modelo e é normalmente especificado no manual do veículo. Substitua apenas quando o motor estiver frio.
- Para o desmontar, escolha as ferramentas correspondentes ao tipo de fixadores utilizados para fixar a tampa. O filtros de painel são normalmente removidos com uma chave Phillips. E se for utilizado um filtro de anel no veículo, irá necessitar muito provavelmente de uma chave inglesa com o tamanho adequado.
- O design de alguns veículos requer a substituição simultânea do filtro do ar secundário e do filtro do ar do turbocompressor. Ao encomendar todos estes elementos em conjunto numa loja online, irá poupar na entrega.
- Se o seu veículo é utilizado frequentemente num ambiente poeirento, recomenda-se que encomende filtros do ar com pré-filtros. Estes últimos irão remover as partículas maiores, o que ajuda a aumentar a vida útil dos componentes principais.
- Tente não conduzir o seu veículo em poças muito profundas. Nestes casos, o elemento filtrante pode ficar ensopado com água, o que leva à instalação de um novo antes do tempo.