Os filtros do óleo limpam o óleo do motor de impurezas. A vida útil média destas peças auto é de 10.000 a 15.000 km.
O que precisa saber sobre a substituição do filtro do óleo
- A baixa pressão do óleo do motor pode ser sinal de entupimento dos elementos filtrantes. Isto é indicado pela luz avisadora correspondente no painel de instrumentos.
- Se vai abastecer novo óleo no sistema, deve também comprar um filtro do óleo e um vedante para os substituir em conjunto. Em alguns casos, o vedante pode ser vendido separadamente a preço mais baixo. Utilize apenas o lubrificante recomendado pelo fabricante.
- Se substituir os componentes sem ajuda de profissionais, use luvas protectoras para evitar que a pele entre em contacto com substâncias nocivas. O trabalho requer habitualmente um macaco e um recipiente para drenar o lubrificante antigo.
- Por norma, para aceder a esta peça, tem de desmontar alguns componentes. Utilize chaves de fendas e alicates com o formato adequado. A tampa do bujão é desapertada recorrendo a uma chave estrela do tamanho adequado ou com um extractor especial.
- Se o componente for substituído em conjunto, deve simplesmente enroscar um novo no lugar do antigo. Se apenas for instalar o elemento filtrante, tem de primeiro desmontar a carcaça, extrair o cartucho entupido, inserir um novo, e montar tudo novamente.
- A utilização de combustível de elevada qualidade permite prolongar a vida útil do lubrificante e do elemento filtrante. Isto irá permitir evitar a contaminação acelerada tanto do motor como do lubrificante.