Os filtros do habitáculo destinam-se à limpeza do ar que entra para o interior do veículo. Aprisiona de forma eficiente pó, produtos da combustão do combustível e do óleo, neutraliza microorganismos nocivos e alergénios, e reagentes químicos. Os filtros deve ser substituídos a cada seis meses, normalmente no início da primavera e do outono, ou após 15.000 a 20.000 km.
O que deve saber sobre a substituição do filtro do habitáculo
- O primeiro sintoma de entupimento do elemento é um odor desagradável no habitáculo. Adicionalmente, a contaminação do elemento filtrante leva a dificuldades na circulação do ar, o que pode provocar condensação nos vidros. Se a integridade do componente for violada, pode acumular-se poeira no painel de instrumentos e outros elementos do interior, e depósitos escuros nos vidros.
- O procedimento de instalação das novas peças dependem da sua localização: alguns componentes devem ser acedidos a partir do compartimento do motor, outros, a partir do habitáculo. Em alguns carros, o elemento filtrante é único com uma carcaça. Noutros carros, apenas o cartucho pode ser substituído. Neste caso, a carcaça deve ser aspirada.
- Pode instalar facilmente o componente você mesmo. Durante a instalação, é importante instalar a peça na posição correcta. Isto exige o alinhamento da seta no cartucho com a direcção do fluxo de ar que entra no veículo.
- Juntamente com a substituição da peça, é desejável limpar com ar comprimido as condutas de ar: podem também acumular poeiras.
- Apenas componentes de elevada qualidade podem limpar de forma eficiente o ar que entra no veículo durante muito tempo. Assim, recomendamos que compre filtros de habitáculo na nossa loja online. Para prolongar também a vida útil do componente, pode limpá-lo com ar comprimido de vez em quando, ou sacudir a poeira. Ao mesmo tempo, não se recomenda a lavagem do componente. Esta medida é ineficaz e irrazoável já que os novos componentes no nosso catálogo são baratos.