As bombas da água asseguram a circulação do anticongelante no sistema de arrefecimento. A sua vida útil média é de 100.000 a 120.000 km.
O que deve saber sobre a substituição das bombas da água
- Um sintoma de falha da bomba pode ser um som estranho quando o motor está em funcionamento. Adicionalmente, a falha do mecanismo é frequentemente acompanhada por fuga de anticongelante. Isto leva ao sobreaquecimento do motor, que é assinalado pela luz indicadora correspondente no painel de instrumentos. Adicionalmente, pode aparecer um cheiro desagradável no habitáculo e vapor no compartimento do motor.
- O dispositivo deve ser substituído numa estação de serviço. Isto porque frequentemente muitos outros elementos têm de ser removidos para se aceder a ele. OS fixadores devem ser apertados com uma chave de torque, seguindo o torque recomendado.
- Se o componente é acionado pela correia da distribuição, de cada vez que esta é substituída, deve inspeccionar a unidade. A instalação de uma nova bomba é frequentemente necessária. Muitos fabricantes oferecem estes componentes em kit com condições verdadeiramente económicas. Na nossa loja online, pode comprar bombas da água separadamente ou em conjunto com polias tensoras e outros componentes da correia da distribuição, Os preços razoáveis e as promoções regulares ajudá-lo-ão a poupar.
- Após a instalação do dispositivo, é desejável encher o sistema com anticongelante novo.
- Utilize anticongelante de elevada qualidade. O tipo adequado está especificado no manual do veículo. Nunca utilize água pura. Adicionalmente, quando detetar vestígios de fluido funcional debaixo do capô, contacte imediatamente uma estação de serviço para resolver a fuga. Isto irá prolongar a vida útil não somente da bomba, mas também do motor.