O equipamento elétrico do motor inclui unidades e sistemas responsáveis pelo arranque do motor e o funcionamento dos sistemas ligados à rede elétrica do veículo. Incluem motor de arranque, alternador, bateria e sistema de ignição.
Informação importante sobre o equipamento elétrico do motor
- A vida útil de componentes específicos é determinada pelo fabricante do veículo. As velas de ignição são substituídas mais frequentemente, uma vez que são produtos consumíveis. As velas de cobre, níquel, crómio-níquel e cuproníquel duram aproximadamente 20.000 a 30.000 km, as de platina cerca de 60.000 a 70.000 km, as de prata 70.000 a 90.000 km, as de irídio, ouro e ítrio duram 70.000 a 100.000 km. A vida útil das baterias é de 3 a 5 anos., ao passo que a das bobinas da ignição é de 110.000 a 140.000 km.
- A maioria dos elementos do equipamento elétrico do motor deve ser substituída numa oficina dado serem trabalhos difíceis. Por exemplo, o alternador e o motor de arranque são difíceis de desmantelar e desmontar. Ao passo que os trabalhos com o sistema de ignição e lidar com os cabos da ignição é perigoso sem a habilidade e conhecimentos adequados.
- Pode substituir a bateria sem ajudas. Irá necessitar de uma escova e u agente de limpeza para os contactos e uma chave para ligar os cabos aos terminais da bateria.
- É melhor comprar os componentes do equipamento elétrico do motor após diagnosticar o sistema a necessitar de substituição. Muito frequentemente, a instalação de um novo componente requer a substituição de um outro. Por exemplo, se planeia instalar um novo alternador, é melhor comprar também uma correia do alternador. Se necesssita de substituir velas da ignição, recomenda-se a compra de cabos de alta voltagem e da bobina da ignição. A instalação de ovos cabos de alta voltagem pode ser combinada com a substituição da tampa do distribuidor. Pode encontrar todos os componentes no catálogo da nossa loja online. Obtenha aconselhamento dos nossos especialistas, saiba tudo sobre promoções, e compre equipamento de elevada qualidade aos melhores preços.
- Para assegurar que o equipamento elétrico funciona durante o maior período de tempo possível, é importante que todos os sistemas adjacentes funcionem adequadamente, já que as suas falhas estão frequentemente correlacionadas. Por exemplo, o funcionamento incorrecto do alternador significa que a bateria não é totalmente carregada, o que leva a outros problemas. Inúmeras tentativas de ligar o motor podem queimar o motor de arranque. O combustível de má qualidade é frequentemente a causa de falhas nas velas da ignição.