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O óleo do motor é utilizado para reduzir a fricção e remover o excesso de calor das peças em contacto do motor e unidades relacionadas. Adicionalmente, veda as folgas e assegura a compressão adequada nos cilindros do motor, remove a fuligem e a sujidade da superficie dos seus elementos. Permanece funcional durante cerca de 10.000 a 15.000 km. Contudo, estas são apenas indicações gerais, já que a vida útil depende enormemente das condições de utilização e do óleo base.

O que deve saber sobre a substituição do óleo do motor

  1. Por vezes o condutor não tem a noção de que a vida útil do lubrificante já expirou. De facto, a luz avisadora da pressão do óleo, ou a luz “Verifique Motor”acender com atraso, quando o motor e os seus componentes estão já significativamente gastos. Em alguns casos, os problemas com o colector do óleo podem ser a causa de arranque dificil do motor. Adicionalmente, pode ver detritos escuros depositados ou espuma na tampa do depósito. Assim, deve verificar regularmente (uma vez por semana) o estado do fluido funcional no sistema de lubrificação. Para tal, coloque uma gota de óleo numa folha de papel limpa colocada numa superfcie plana. Após 10 a 15 minutos, veja o formato e a cor da mancha. Uma cor negra, uma estrutura sólida e partículas de metal no centro da mancha significam que necesita de substituir urgentemente o fluido funcional.
  2. Na maioria dos casos, é proibido misturar lubrificantes com diferentes óleos base. Se tem de comprar óleo do motor com uma composição diferente da que utilizou anteriormente, pode necessitar de limpar o sistema.
  3. É melhor substituir o óleo do motor numa estação de serviço porque o processo inclui a instalação trabalhosa de um filtro do óleo novo.
  4. Durante a substituição do fluido funcional no sistema de lubrificação, deve instalar uma nova junta e uma nova tampa do bujão, já que são descartáveis.
  5. Para proteger o lubrificante de perder as suas propriedades prematuramente, tente utilizar apenas combustível de elevada qualidade e cuide do estado adequado do motor., do sistema de lubrificação e do sistema de fornecimento de combustível.Evite conduzir a velocidades demasiado elevadas, quando conduz a 80 a 100 km/h, o risco de sobreaquecimento do motor é mínimo. Adicionalmente, utilize vários aditivos com cuidado, já que a sua utilização imprópria resulta não apenas na alteração das propriedades do lubrificante, como também no desgaste prematuro do motor.

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