Refrigeração do motor: sem o termóstato e o ventilador, o veículo sobreaquecerá
O sistema de arrefecimento do motor garante a remoção do calor gerado durante o processo de combustão e previne possíveis danos. Caso contrário, o óleo de motor iria para além da sua temperatura máxima de funcionamento permitida e perdia as suas propriedades lubrificantes, devido à destruição da película lubrificante, que poderá levar à válvulas queimadas. Hoje em dia, o arrefecimento da água é usado em quase tudo. Trata-se do circuito de arrefecimento controlado por um termóstato, incluindo um radiador e um ventilador.
Termóstato e ventilador: ambos responsáveis pelo arrefecimento do motor
O termóstato ajuda o motor a atingir a sua temperatura de funcionamento tão rapidamente quanto possível e mantém esse nível. Isto é crucial para um funcionamento suave e eficiente. Se a temperatura do motor for muito baixa, imediatamente após o arranque, ou durante as fases de baixa carga, o termóstato fecha-se e devolve o refrigerante diretamente ao motor, através do chamado pequeno circuito de refrigeração, em vez de direcioná-lo para o radiador. Para este efeito, o termóstato contém um elemento de expansão, que está permanentemente rodeado pelo líquido de refrigeração e controla duas placas de válvula, quando uma temperatura pré-determinada é excedida. Com a abertura do termóstato, o líquido de arrefecimento aquecido no pequeno circuito de refrigeração é misturado com o líquido de arrefecimento, que passou através do radiador. O termóstato só abre totalmente, quando o motor aquece a uma determinada temperatura, o que impede um arrefecimento súbito e, portanto, ajuda a evitar a distorção da forma ou rachas nas peças do motor, ou outros danos. Por norma, esta temperatura de abertura está na área dos 90 °C.
Outro componente importante do sistema de arrefecimento do motor é o ventilador. Esta peça é montada na parte da frente do radiador e por norma, ligado ao alternador através de uma correia em V. O ventilador é ativado através dos interruptores térmicos correspondentes, que se ativam, por exemplo, quando o funcionamento do motor ultrapassa os parâmetros normais. Uma das razões comuns disso é o longo tempo de paragem nos engarrafamentos ou o trânsito lento em combinação com a elevada temperatura ambiente.
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