Os sensores das ventoínhas de arrefecimento e as unidades de controlo são dispositivos eletrónicos que controlam o seu funcionamento. Monitorizam e controlam a temperatura do anticongelante. Estes componentes são responsáveis por ligar e desligar a ventoinha de acordo com a temperatura actual do motor.
O que deve saber sobre a substituição dos sensores das ventoinhas de arrefecimento e das unidades de controlo
- Se o componente estiver avariado, a ventoinha pode ser activada prematuramente ou nem sequer ser activada, mesmo que a temperatura do anticongelante atinja um valor crítico.
- A substituição dos elementos deve ser levada a cabo numa estação de serviço. O trabalho requer a drenagem de anticongelante e - após terminar os trabalhos - o sangramento do sistema, o que requer determinadas habilidade. Adicionalmente, alguns dispositivos são de dificil acesso.
- Ao encomendar sensores para ventoinhas de arrefecimento e unidades de controlo, verifique se o kit de reparação inclui anéis vedantes.: devem também ser substituídos. Se necessário deve instalar novos cabos. Todos estes componentes estão disponíveis no nosso catálogo. Oferecemo-los ao melhor preço.
- Para assegurar a vida útil longa dos componentes, é importante instalálos de forma adequada. Uma ligação roscada sobreapertada ou subapertada pode ser a causa de uma falha. Deve também evitar alterações de voltagem e substituir o anticongelante atempadamente.