Os sensores da temperatura do anticongelante proporcionam a informação necessária à unidade de controlo para ajustamento da mistura de ar-combustível, do ângulo de avanço da ignição e da velocidade da cambota. A temperatura é indicada no painel de instrumentos, informando assim o condutor sobre a probabilidade de sobreaquecimento do motor. A vida útil dos componentes não está limitada.
O que deve saber sobre a substituição dos sensores da temperatura do anticongelante
- Os sinais de falha incluem o consumo exagerado de combustível, o arranque dificultado do motor, e o fumo escuro vindo do tubo de escape. A luz avisadora que indica um aumento crítico da temperatura está constantemente ligada. Alem disso, o aquecimento do motor requer mais tempo que o habitual.
- Antes de desmantelar um componente avariado, desligue o terminal negativo da bateria. Todos os trabalhos devem ser desempenhados num motor totalmente frio. A bem da segurança, recomenda-se a utilização de roupa com mangas compridas e luvas de protecção.
- Por norma, para remover e instalar o componente, deve ser necessário uma chave inglesa do tamanho apropriado, sem aplicar força excessiva.
- Ao substituir o dispositivo, a sua junta deve também ser substituída. Frequentemente, tem de a comprar na nossa loja online em separado. Este elemento é normalmente económico. Pode também comprar sensores da temperatura do anticongelante juntamente com as juntas.
- Após o trabalho, é desejável abastecer o sistema com anticongelante novo.
- A utilização de fluido funcional de elevada qualidade ajuda a prolongar o funcionamento perfeito do componente. Além disso, se o anticongelante não for substituído de acordo com o agendamento prescrito pelo fabricante do carro, o dispositivo fica contaminado rapidamente.