Os rolamentos são utilizados para apoiar veios, eixos e outras peças,permitindo movimento linear ou rotativo. Os rolamentos recebem e transmitem a carga da unidade móvel às outras peças. São utilizados no motor, no alternador, no motor de arranque, na embraiagem, nas ventoinhas, nas bombas, nos cubos das rodas, etc.
Factos importantes sobre rolamentos
- A vida útil dos componentes depende grandemente das condições de utilização. Os componentes de unidades sujeitas a cargas elevadas, como o cubo da roda, o alternador e a embraiagem são substituídos com maior frequência. Por exemplo, o rolamento do cubo da roda normalmente falha ao fim de 100.000 a 150.000 km. A vida útil do rolamento de libertação da embraiagem é aproximadamente a mesma.
- São normalmente utilizados extratores e prensas especiais para substituir os rolamentos. Adicionalmente, o acesso a estas peças pode ser obstruído por outros componentes. É por isso que é melhor substituir os rolamentos numa oficina. Após a intervenção, as unidades necessitarão certamente de ajustes, o que exige experiência e conhecimentos relevantes. Por exemplo, após desmantelar o alternador, a tensão da correia da distribuição tem de ser ajustada, e após terminada a manutenção ou reparação num cubo da roda, a roda tem de ser alinhada.
- A instalação de um novo rolamento acontece frequentemente em conjunto com a instalação de outras peças. Por exemplo, a substituição do rolamento de libertação da embraiagem juntamente com a tampa da unidade e do disco da embraiagem constitui um melhor valor. Quando se procede à manutenção do alternador, deve também mudar-se a correia da distribuição. Tenha em consideração que a compra de rolamentos em kit é sempre mais económico. Os kits são normalmente económicos e contêm apenas os componentes necessários para a instalação, mas também lubrificantes. Ao comprar kits na nossa loja online pode poupar na entrega
- O estilo de condução afecta o estado de muitos componentes. Por exemplo, ao conduzir a altas velocidades em estradas de má qualidade, reduz a vida útil dos cubos das rodas. O hábito de manter pressionado o pedal da embraiagem pode resultar numa falha prematura dos componentes de um sistema em particular. Note que algumas peças necessitam de lubrificação regular. É também importante verificar o estado dos foles de protecção, e substituí-los atempadamente: a entrada de água e sujidade na unidade, bem como a fuga de lubrificante pode destruir eventualmente a unidade.