O silenciador traseiro reduz o ruído quando os gases do escape passam pelo sistema de escape e contribui para o seu arrefecimento. A vida útil da peça é determinada pelo material em que é feita. As peças feitas em aço duram aproximadamente 1 a 3 anos, as peças em aço aluminizado duram 3 a 6 anos, enquanto que as peças em aço inox duram até 10 anos de funcionamento.
Informação importante relativa à substituição do silenciador traseiro
- Os sintomas de problemas com o silenciador traseiro são odores no habitáculo, motor mais ruidoso do que o habitual, consumo exagerado de combustível, potência reduzida do motor, dinâmica de aceleração diminuído e sobreaquecimento do motor após um curto período de utilização.
- Pode substituir a peça você mesmo se estiver ligada com flanges e abraçadeiras amortecedoras. O veículo deve ser colocado sobre um fosso de inspecção, ou uma plataforma elevatória. Deve também preparar um penetrante, já que irá ajudar a soltar as ligações enferrujadas. Irá também necessitar de uma pasta de montagem do escape para aplicar nas juntas.
- Recomenda-se a visita a uma oficina se for necessário soldar para instalar o sistema de escape.
- Para assegurar o funcionamento fiável do sistema de escape, recomendamos que compre o silenciador traseiro juntamente com novas porcs, abraçadeiras e juntas. Nas nossa loja online, pode comprar todos estes componentes a um preço acessível.
- A vida útil da peça depende da utilização adequada do motor e dos sistemas relacionados. Por exemplo, perturbações na formação da mistura de ar-combustível permitem que o combustível queime no sistema de escape, o que resulta em danos no sistema. O silenciador também pode ser facilmente danificado ao conduzir em estradas de má qualidade. É especialmente importante evitar a condução sobre poças profundas, uma vez que a água fria provoca fendas nos componentes quentes. O silenciador traseiro está por vezes revestido com um verniz especial, resistente ao calor, para o proteger da corrosão.