Quando pressiona o pedal do travão, as pastilhas dos travões pressionam o disco dos travões e abrandam o veículo graças à fricção. A vida útil média dos componentes para o eixo dianteiro é de 25.000 a 30.000 km e para o eixo traseiro é de 30.000 a 40.000 km.
O que deve saber sobre a substituição das pastilhas dos travões
- O estado insatisfatório dos componentes pode ser denunciado pelo curso maior do pedal do travão. Os sintomas mais comuns da falha são também a chiadeira e os silvos durante a travagem. Além disso, os componentes estão equipados com sensores de desgaste, que podem ser electrónicos ou mecânicos.
- Os componentes gastos devem ser substituídos em pares, por eixo; é assim, melhor, comprar pastilhas de travões em kit.
- Pode instalar novos componentes sem ajuda de terceiros. Os componentes avariados devem ser removidos somente após terem arrefecido completamente. Utilize uma plataforma elevatória e lembre-se que todas as rodas do veículo devem estar ao mesmo nível. Devem ser removidas antes de iniciar os trabalhos.
- Consulte o manual do veículo, e utilize apenas as ferramentas aí especificadas. Por norma, a remoção dos parafusos das pinças requer a utilização de uma chave inglesa. Para aumentar a distância entre os componentes com falhas e os discos dos travões, pode utilizar uma chave de fendas. Antes de instalar a pinça nos novos componentes, pode ter de rodar o seu pistão com um alicate. Após ter terminado, o sistemas deve ser sangrado.
- Sons estranhos após a instalação de novos componentes são frequentemente prova de danos de outros componentes, por exemplo, discos dos travões. Neste caso, toda a unidade deve ser imediatamente verificada, e os componentes avariados devem ser substituídos. Em primeiro lugar, inspeccione a pinça, as guias e as tubagens.
- Para evitar o desgaste acelerado, tente reduzir a carga aplicada nas pastilhas dos travões. Em particular as travagens de emergência sem que existe necessidade extrema, não são recomendadas.