As tubagens dos travões são elementos que fornecem o fluido funcional bombeado para os cilindros ou para as pinças. A vida útil média destas peças é de 10.000 km ou 5 anos independentemente da quilometragem, uma vez que a borracha de que são feitas se deteriora com o passar do tempo.
O que precisa saber sobre a substituição das tubagens dos travões
- A falha do componente pode ser denunciada pelos seguintes sintomas: o veículo desvia para um dos lados durante a travagem, maior esforço necessário para pressionar o pedal do travão, fuga de líquido funcional. Após estacionamentos de longa duração, podem aparecer vestígios de fugas. Sob o veículo na zona das tubagens dos travões. Os componentes devem ser inspecionados após cada substituição das pastilhas dos travões ou das sapatas - aproximadamente a cada 25.000 a 30.000 km.
- Estas peças devem ser substituídas apenas numa estação de serviço. Após a substituição, os travões têm de ser sangrados. Lembre-se: mesmo os erros mais ínfimos podem provocar a sua falha e um acidente rodoviário.
- Os componentes devem ser substituídos em conjunto: se uma tubagem está gasta, as outras têm também grande probabilidade de ter falhado. Quando encomendar tubagens dos travões numa loja online, lembre-se de verificar se se adequam às especificações do seu veículo. Se tem dúvidas se escolheu correctamente, contacte os especialistas do nosso serviço de apoio online para mais informação.
- Para evitar a falha prematura das peças que comprou, escolha-as de acordo com as condições de utilização do veículo. Por exemplo, as tubagens de borracha tradicionais destinam-se a cargas mais baixas, do que as reforçadas. É também importante que o fluido funcional corresponda à carga prevista no sistema de travões. Cumpra os intervalos de substituição. Assegure-se de que o componente não está torcido durante a instalação.