O amortecedor - comummente, amortecedores hidráulicos a óleo ou a gás
O amortecedor é um componente de segurança dos veículos a motor. Amortece as vibrações da massa suspensa do veículo, e portanto, é na verdade um amortecedor contra vibrações, é por isso, que seu nome é enganoso. Na verdade, o amortecimento de choques de buracos, saliências, etc é feito pela suspensão. O amortecedor e a mola espiral em conjunto formam uma peça: o chamado braço de suspensão. Este braço é ligado à carroçaria pelo suporte da suspensão ou pelo rolamento do braço de suspensão.
Amortecedores de pressão a gás e amortecedores de pressão a óleo na forma de amortecedores mono-tubos ou de tubo duplo.
Os tipos comuns de amortecedores incluem os dispositivos de óleo hidráulico ou carregados a gás. Ambos são fornecidos com uma haste de pistão num cilindro cheio de óleo. Tais amortecedores hidráulicos consistem principalmente num pistão, que é guiado através de uma haste de pistão dentro de um cilindro cheio de óleo. Quando esta haste é movida na direção axial, o óleo flui através dos orifícios correspondentes e, portanto, cria diferenças de pressão. Como resultado, a força de amortecimento é gerada. O amortecimento durante a compressão do amortecedor é chamado de impacto ou, o mais comum, simplesmente de compressão. A força exercida do amortecimento durante a extensão do amortecedor é referida como o ricochete.
Ao contrário dos amortecedores de óleo convencional, os amortecedores carregados a gás contêm gás. Isto é pressurizado e impede que o óleo forme espuma, garantindo assim, o aumento do desempenho sob cargas. Além disso, o gás tem (embora pequeno) uma função adicional de amortecimento. Outra diferença que existente entre os amortecedores é o mono-tubo e o de tubo duplo. Em contraste com os amortecedores de mono-tubo, os de tubos duplos apresentam uma área de compensação separada, na qual o excesso de óleo pode fluir através de uma válvula.
Os amortecedores com sinais de desgaste representam um risco de segurança significativo e, portanto, são considerados um defeito grave durante a inspeção periódica do veículo exigida por lei. Esta é a maneira certa de falhar neste teste. Assim, é do seu próprio interesse, que um amortecedor a gás com defeito seja substituído quanto antes.
As peças adequadas, desde o rolamento do braço de suspensão ao suporte completo do amortecedor, estão disponíveis na loja de peças de reposição da Rexbo.