Os foles e batentes dos amortecedores são componentes importantes da suspensão do veículo. OS primeiros destinam-se a proteger os veios dos amortecedores de sujidade e químicos agressivos. Os últimos limitam suavemente o curso do veio quando o dispositivo está totalmente comprimido, e desempenho uma função de amortecimento, protegendo outros elementos do chassis. Os componentes são substituídos à medida que se desgastam, e cada vez que se instalam novos amortecedores de acordo com um programa agendado - aproximadamente a cada 100.000 a 150.000 km.
O que deve saber sobre a substituição dos foles e dos batentes dos amortecedores
- Os foles com problemas são fáceis de notar visualmente. Em caso de fendas ou rasgões, os componentes devem ser substituídos. A falha dos batentes pode ser indicada por solavancos no fundo do carro e por um som metálico característico quando se conduz em superfícies irregulares, em especial quando o veículo está totalmente carregado.
- Os componentes devem ser substituídos numa estação de serviço. O trabalho pode exigir equipamento especial, por exemplo, ferramentas de compressão de molas. O desmantelamento das hastes sem recurso a estas ferramentas pode provocar lesões. Adicionalmente, assim que o trabalho esteja terminado, as rodas devem ser alinhadas, o que é feito num banco especial.
- Os componentes são normalmente instalados juntamente com novos amortecedores, o que é acompanhado pela instalação de novos rolamentos do apoio das hastes e buchas. Assim, antes de encomendar foles e batentes dos amortecedores, decida qual o âmbito do seu trabalho a desenvolver já que a compra de peças em kit é sempre mais barata do que individualmente.
- Os componentes devem sempre ser subtsituídos em ambos os lados, por exiso, utilizando um kit de substituição, já que o desgaste de um deles indica a falha iminente do outro.
- Para evitar a falha prematura dos componentes, é importante monitorizar o estado de outras peças da suspensão, em especial das molas. Se não forem já capazes de desempenhar a sua função, a tarefa de absorver vibrações falha nos batentes e estes irão falhar rapidamente. Situação similar existe com as buchas do amortecedor: a sua substituição regular pode prolongar a vida útil de outros componentes. Além disso, deve sempre considerar a compra de componentes tendo em consideração as condições de utilização do veículo. Por exemplo, os produtos feitos em silicone retêm a elasticidade mesmo com frio intenso. Os componentes em poliuretano são mais rígidos, e por isso adequados para condução desportiva