As molas da suspensão mantêm a carroçaria do veículo a uma distância segura da estrada. Evitam que o veículo role ao ultrapassar obstáculos. Não têm vida útil especificada.
O que precisa saber sobre a substituição das molas da suspensão
- O mau estado destes componentes é indicado pela menor altura ao solo, pelo desgaste desigual dos pneus, por vibrações e batimentos vindo do local destas peças. Muito frequentemente aparecem sons estranhos quando o veículo é utilizado em superfícies irregulares.
- Os componentes devem ser substituídos numa estação de serviço. Isto porque o facto das manipulações pouco cuidadosas das molas comprimidas poder provocar lesões. Os profissionais utilizam compressores de molas, que permitem levar a cabo o trabalho rapidamente e de forma segura. Mais, após a instalação dos componentes, é necessário proceder ao alinhamento das rodas.
- Recomenda-se a inspecção dos componentes de cada vez que substituir os amortecedores de forma a detectar falhas atempadamente. A frequência destas verificações não deve ser pelo menos a cada 100.000 km.
- Os novos elementos devem ser instalados em pares por eixo. Desta forma a carroçaria do veículo não ficará inclinada. Na nossa loja online, pode encomendar agora mesmo molas da suspensão que se adequam às características técnicas do seu veículo. Vendemo-las a preços acessíveis. Além disso, pode aplicar-se uma promoção aos produtos que necessita hoje, que tornarão a compra ainda mais económica.
- Periodicamente, limpe a sujidade dos componentes e trate-os com um produto de protecção contra ferrugem. Adicionalmente, é aconselhável a não utilização do seu veículo para transportar carga com peso aproximado ao valor máximo permitido. Quando o veículo é utilizado em estradas irregulares, evite manobras bruscas e velocidades elevadas para reduzir o risco de impactos. Todas estas medidas preventivas têm um efeito positivo na vida útil dos componentes.