Os kits da correia da distribuição são utilizados para manter o estado adequado da unidade. Por norma, contêm polias, vedantes, juntas e fixadores. Em média, podem ser necessários a cada 80.000 a 100.000 km.
O que deve saber sobre a instalação do kit da correia da distribuição
- Uma inspecção de rotina pode revelar a necessidade de comprar o kit mais cedo. Por exemplo, se descobrir rebarbas nas polias ou a correia ficar gasta.
- As ferramentas normalmente necessárias para a instalação incluem uma chave de bocas, uma chave de rodas e chaves de fendas. Contudo, mesmo com o equipamento adequado, recomenda-se que contacte uma estação de serviço. Isto porque o menor erro durante o procedimento pode ter consequências graves. Por exemplo, se as marcas na cambota e nas polias das árvores de cames nºao estiverem alinhadas correctamente, o motor não irá funcionar adequadamente. Por vezes, não arrancará, sequer.
- O preço do kit é normalmente inferior ao preço de todos os componentes em separado. Além disso, ao comprar o kit irá ter a certeza de que todos os componentes se adequam a todos os outros de acordo com os parâmetros técnicos.
- Em muitos casos, a bomba da água deve ser susbtituída em conjunto com a correia da distribuição. Pode encomendar kits de correia da distribuição juntamente com a bomba da água ou não, na nossa loja online. Connosco, pode sempre fazer compras de forma conveniente e económica.
- Não adie a instalação do kit. A manutenção fora de tempo resulta em vibrações no motor e em interrupções no seu funcionamento. Adicionalmente a avaria de um elemento da correia da transmissão accarreta uma reparação dispendiosa do motor.
- É importante monitorizar o estado do sistema de lubrificação do motor e, se necessário, eliminar rapidamente fugas de óleo. A entrada de óleo nos elementos do mecanismo da distribuição aceleram de forma evidente o seu desgaste.