Os sensores, relés e unidades de controlo asseguram o funcionamento eficiente de muitos sistemas e mecanismos dos veículos. Os sensores mede os parâmetros ambientais, os relés ajustam o fornecimento de voltagem à unidade em questão e as unidades de controlo analisam os sinais vindos dos sensores e enviam comandos para activar ou desactivar actuadores.
Informação importante sobre sensores, relés e unidades de controlo.
- Estas peças não têm uma vida útil especificada, pelo que apenas necessitam de substitiução se avariarem. Os proprietários de carros tendem a comprar sensores, relés e unidades de controlo responsáveis pelo funcionamento do motor e dos sistemas de lubrificação e arrefecimento. As peças envolvidas no funcionamento dos piscas são também populares. Em veículos com motores diesel, o relé das velas de ignição pode falhar. As peças responsáveis por assegurar conforto, por exemplo, os responsáveis pelo funcionamento das escovas limpa pára-brisas e dos faróis são substituídas menos frequentemente.
- Pode substituir alguns componentes desta categoria você mesmo. Por exemplo, os relés localizados na caixa de relés podem ser simplesmente retirados e substituídos por novos. O mesmo se aplica a sensores, cujo acesso não esteja bloqueado por outras unidades e sistemas.
- Por vezes, a substituição de um componente requer a desmontagem do apoio de braços central, a remoção das rodas e das cavas das rodas. Se tem de trabalhar com componentes de difícil acesso, recomenda-se a visita a uma oficina. Os componentes com ligação roscada tendem a enferrujar juntamente com a peça à qual estão enroscados. NEstes casos, necessitará de equipamento especializado para remover o componentes sem provocar danos.
- Para assegurar uma longa vida útil a estas peças e o seu funcionamento correcto, é importante que estejam devidamente ligados: as quedas de voltagem e os curto-circuitos são prejudiciais para os dispositivos elétricos. Os sensores são muitos sensíveis a contaminação. A instalação correcta dos componentes é também importante, uma vez que a exposição a vibrações e a fixação pouco fiável leva também a danos nas peças.