Os braços da suspensão asseguram a posição correcta das rodas em relação a carroçaria do carro. Estes componentes são utilizados para ligar outros elementos da suspensão à carroçaria ou às longarinas. Permitem que a roda se mova verticalmente em relação à carroçaria. Estes componentes absorvem parcialmente as oscilações provocadas pela transposição de lombas, A vida útil média destes componentes é de aproximadamente 60.000 a 80.000 km.
O que precisa saber sobre a substituição dos braços da suspensão
- A falha dos componentes manifestam-se frequentemente por batimentos e chiadeira sob o veículo, em especial durante os movimentos verticais da carroçaria. O veículo pode desviar para um lado durante a condução. Adicionalmente, as rodas ficam desalinhadas, o que pode ser notado pela vibração durante o movimento e pelo desgaste desigual dos pneus. A manobrabilidade do veículo deteriora-se.
- O procedimento de substituição depende do tipo de componente. Estas peças auto normalmente têm dois, três e quatro pontos de fixação. Adicionalmente, podem ser ligados a outros elementos da suspensão através de buchas ou rótulas que também são determinantes em relação ao procedimento.
- Aconselha-se a substitiução destas peças auto numa estação de serviço. Serão necessários um macaco, ou uma plataforma elevatória para esta tarefa. A colocação ou retirada de buchas à pressão requer equipamento especial. Além disso, após a instalação dos novos componentes as rodas têm de ser alinhadas, o que requer uma plataforma especial.
- Os componentes são sempre substituídos em conjunto com buchas e rótulas. É também aconselhável instalar novos parafusos.
- Para aumentar a vida útil dos componentes, tente conduzir cuidadosamente ao aproximar-se de buracos ou outros obstáculos. Não sobrecarregue o veículo. Compre braços da suspensão na nossa loja online: podemos confirmar a qualidade superior de todas as peças auto com uma garantia de longa duração. Lembre-se: se utilizadas adequadamente, mesmo as peças mais baratas podem durar muitos anos.