As portas e seus componentes são peças da carroçaria do carro destinadas a assegurar o acesso ao habitáculo. Facilitam a entrada e saída confortável a condutor e passageiros. Protegem ainda o veículo de entradas não autorizadas. Estes componentes são substituídos à medida que se desgastam.
O que deve saber sobre a substituição das portas e seus componentes
- Muitas falhas podem ser detectadas visualmente: defeitos na pintura, fendas e mossas na carroçaria do carro, borrachas soltas, portas descaídas. A falha de determinados componentes pode também ser denunciada por chiadeira quando se abre a porta ou sons estranhos durante a condução. A água, o pó e o ar frio podem penetrar no habitáculo através das borrachas das portas.
- O procedimento de instalação depende largamente do design e tipo de peça. A substituição deve ser levada a cabo numa estação de serviço. É um processo laborioso que envolve a montagem dos puxadores, fechaduras, aproximadores, vidros, borrachas e outros elementos, bem como pintura.
- Antes de comprar portas e seus componentes, inspeccione as dobradiças e as borrachas, que podem também necessitar de substituição.
- A manipulação cuidada, a lubrificação atempada das dobradiças das portas e das fechaduras e a condução cuidadosa podem prolongar significativamente a vida útil dos componentes.