Os amortecedores ajudam a reduzir as oscilações da carroçaria do veículo durante a sua utilização. Mantêm o contacto estável dos pneus com a superfície da estrada, tornando assim a utilização do veículo mais confortável e segura. A vida útil média é de 100.000 a 120.000 km.
O que deve saber sobre a substituição dos amortecedores
- A falha destas peças auto é denunciada pelas vibrações da carroçaria quando o veículo está em movimento, pela inclinação da carroçaria em curva, e pela manobrabilidade deteriorada. Quanto o veículo é utilizado numa superfície irregular, pode ouvir-se um som de batimento vindo da suspensão. O desgaste desigual dos pneus é também um sintoma do mau estado destes componentes.
- Aconselha-se que confie a substituição dos componentes a especialistas. Por um lado, o trabalho seguro com as molas requer um compressor hidráulico especial, Por outro, pode ser necessário o alinhamento das rodas após a instalação das peças novas. A necessidade deste procedimento é determinada pelo tipo de suspensão do veículo.
- Se decidiu levar a cabo o trabalho você mesmo, lembre-se que os amortecedores de tubo duplo devem ser preparados antes da instalação. Os componentes com um tubo apenas normalmente não necessitam deste procedimento.
- Estas peças auto devem ser substituídas em pares, em cada eixo. A falha no cumprimento desta regra irá deteriorar significativamente a manobrabilidade do veículo.
- Se vai comprar amortecedores online, encomende foles e batentes, também. Todas estas peças devem ser instaladas ao mesmo tempo.
- Após ter tido o veículo estacionado durante um longo período de tempo a temperaturas baixas, recomenda-se que conduza a baixa velocidade durante algum tempo para repor a operacionalidade dos amortecedores. Esta medida preventiva irá ter um efeito positivo na sua vida útil.