As correias Poly-V são utilizadas para transmitir torque do motor aos acessorios - o alternador, a bomba da água, a ventoinha de arrefecimento e outras unidades. A sua vida útil estimada é, em média, de 60.000 a 80.000 km.
O que deve saber sobre a substituição da correia Poly-V
- O primeiro sintoma de desgaste do componente é um silvo, chiadeira e rangidos vindos do compartimento do motor. Pode também notar que a eficiência dos sistemas respectivos está diminuída. Por exemplo, se a correia que transmite o torque do gerador falha, a bateria pode parar de carregar. A falha do componente que assegura o funcionamento da bomba da direcção assistida pode ser notada pelo maior esforço necessário para rodar o volante. O funcionamento incorrecto da ventoinha de arrefecimento pode provocar o sobreaquecimento do motor. Ao inspeccionar a superfície da peça, pode notar fendas, riscos, abrasões, áreas brilhantes ou pedaços que se separaram do componente e vestígios de óleo.
- A substituição das correias Poly-V devem ser deixadas para profissionais. Por vezes o componente pode apenas ser acedido removendo equipamento acessório. Além disso, é importante assegurar o alinhamento das polias e a tensão da correia, o que por vezes se revela um problema sem equipamento especial. O procedimento de substituição depende do design do sistema de tracção, do tipo de tensores utilizados e do seu número. É especificado um algoritmo detalhado pelo fabricante do veículo no manual do utilizador.
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- Para evitar o desgaste prematuro do componente, verifique e ajuste a sua tensão periodicamente. Se for insuficiente, irá deslizar e sofrer abrasão. A tensão excessiva pode provocar a ruptura da peça- Mantenha o compartimento do motor limpo: a lama tem um efeito abrasivo nas superfícies de contacto. Repare rapidamente fugas, já que o óleo, o anti-congelante e o combustível destroem o material da correia. Pode instalar uma cobertura especial no compartimento do motor que irá proteger a correia de distribuição de sujidade, humidade e químicos.