Os sensores lambda são utilizados para medir a quantidade de oxigénio nos gases de escape. Transmitem a informação à unidade de controlo do motor para que seja ajustado o fornecimento de combustível. A vida útil dos componentes é de 80.000 a 100.000 km.
O que deve saber sobre a substituição dos sensores lambda
- A falha do componente é indicada pela potência reduzida do motor, o seu funcionamento instável ao ralenti, e o aumento no consumo de combustível. A luz avisador Verificar Motor acende-se no painel de instrumentos. Durante a aceleração, o veículo sofre de solavancos.
- Antes de encomendar um sensor lambda na nossa loja online, visite uma estação de serviço para que seja feito um diagnóstico e para que se decida sobre a necessidade de substituição do componente.
- O desmantelamento do antigo e a instalação do novo dispositivo podem ser difíceis devido à corrosão das juntas. Um novo componente deve ser instalado utilizando uma chave de torque, respeitando o torque de aperto indicado pelo fabricante.
- Ao evitar a utilização de combustível de má qualidade pode prevenir o desgaste acelerado da peça. A utilização de mau combustível resulta na formação de depósitos na superfície do sensor.