Os tambores dos travões são os elementos chave dos pares de fricção. Quando o pedal do travão é pressionado, interagem com as sapatas dos travões e param o veículo. Devem ser substituídos quando o diâmetro da sua superficie funcional atinge valores máximos. O grau de desgaste permissível é indicado pelo fabricante no manual de serviço.
O que deve saber sobre a substituição dos tambores dos travões
- Os sintomas de desgaste dos componentes incluem chiadeiras e ruidos de esmerilamento sempre que o pedal é pressionado, desvio do veículo para um dos lados ao travar e distância aumentada de travagem. Sinais adicionais são o curso exagerado do pedal, estremecimento, e vibrações no volante ao tentar parar o veículo.
- Os componentes do sistema de travões devem ser instalados numa estação de serviço. Os donos dos carros nunca poderão alterar o seu design.
- Os componentes devem ser substituídos em pares, por eixo. Além disso, é necessário instalar novas sapatas dos travões, molas e fixadores. É, pois, mais económico comprar tambores dos travões juntamente com estes componentes.
- As sapatas dos travões de má qualidade, a sua instalação incorrecta, o hábito de deixar o pé no pedal do travão durante a condução, a condução agressiva com travagens bruscas podem reduzir significativamente a vida útil destes componentes.